top of page

Comidas Goianas:

cultura e tradição expressas na gastronomia

Maria Tereza Oliveira

 

O estado de Goiás é rico em culturas que influenciam todo o país. Do Oiapoque ao Chuí sempre haverá uma rádio sintonizada em alguma música  dos sertões goianos ou alguém comentando sobre a característica da gastronomia goiana.

 

Localizado no Centro-Oeste do Brasil, o estado conta com uma cultura rica e as manifestações religiosas têm espaço garantido nas festas típicas, na agenda cultural, tendo as congadas que homenageiam Nossa Senhora do Rosário e São Benedito e a Procissão do Fogaréu como exemplos.

Pontos turísticos de destaque no estado são o  Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e Caldas Novas. O parque corresponde à 65.514 hectares de formações vegetais, rochas, nascentes e cursos d’água. Já Caldas Novas também é um destino popular para os turistas. Conhecida por suas piscinas de águas térmicas naturais, que aquecem grandes parques aquáticos, a cidade é uma atrativa escolha para as férias.

 

A música sertaneja goiana domina as paradas de sucesso brasileira e algumas ultrapassaram as fronteiras nacionais, chegando a todos os cantos do planeta. Mas, além da música e dos pontos turísticos, Goiás se destaca pela rica gastronomia. Com pratos de personalidade e essência local, a comida goiana é outra forma de cultura que diz muito sobre o estado.

 

O empadão goiano é um prato que se sobressai por suas peculiaridades e seu gosto marcante. Com ingredientes como lombo de porco, linguiça, queijo fresco, frango, guariroba (extraída de uma palmeira, tem o gosto similar ao do palmito, porém com um azedinho), ervilha e azeitonas sem caroço em seu recheio, o prato é presença em quase todas as refeições dos goianos.

 

Sara Lasse, 28, natural de Goiás, contou que o prato é um dos mais populares do estado. “Na cidade de Goiás Velho vende um empadão famoso que vem em uma ‘cumbuca’ de barro. É muito saboroso”, disse. Atualmente, a moça mora em Brasília e afirmou que embora o empadão também seja popular na capital do país, o gosto não é o mesmo. “Embora seja preparado com os mesmos ingredientes, não fica a mesma coisa”, destacou.

 

Além do empadão, o arroz com pequi é outro prato goiano que também é uma tradição. A combinação entre o arroz e o fruto típico do cerrado é uma das marcas registradas da culinária goiana. Sara disse que o arroz com pequi tem um gosto marcante e, por isso, as opiniões se divergem sobre o sabor do alimento. “Não há nada que eu tenha comido com gosto parecido. É forte, então se você come muito, lembra-se do pequi o dia todo”, revelou.

 

Por serem pratos típicos de Goiás e transmitirem em seus sabores um pouco da história local, os turistas que visitam o estado são convocados a experimentar essas iguarias e conhecer um pouco mais sobre a cultura desse povo. Pela culinária do local, podem ser percebidas muitas características do lugar ao qual ela pertence, de seu povo e a essência dele. Quem visita o estado, encontra um leque de conhecimentos contidos nos pratos típicos, pois cada qual tem sua história e sua interligação com a cultura local. Quem se muda de lá, leva consigo o sabor da culinária da terra natal que traz uma conexão profunda com as raízes e com as lembranças de momentos especiais.

bottom of page