top of page

Muito além o churrasco e chimarrão

Maria Luiza Damião

 

Nem só de churrasco e chimarrão vivem os gaúchos, embora esses sejam os pratos mais tradicionais e populares da culinária regional. Existem outras receitas, que mesmo pouco divulgadas nos demais estados, fazem parte do dia a dia dos rio-grandenses.

O Rio Grande do Sul é um dos estados mais influenciados pela culinária europeia. A colonização italiana e alemã deixou uma cultura que continua sendo propagada pelos descendentes brasileiros. A comida retrata, de maneira clara, os costumes e raízes de uma região e, nesse caso,  ajuda a construir um pouco da identidade cultural do lado de cá do ocidente.

 

Jussania Martins, 48, nasceu em Porto Alegre e lembra que cresceu dentro da cozinha da mãe. “Nossos churrascos, tradicionalmente preparado pelos homens da família, é mesmo o prato preferido dos gaúchos, mas na cozinha também preparamos comidas maravilhosos” diz a gaúcha. Jussania trabalhou em um restaurante por quatro anos e contou que o arroz de carreteiro e a ambrosia também são exemplos de pratos comuns ao paladar do estado.

 

As comidas típicas, ainda que consumidas em todo o Rio Grande do Sul, ganham mais adesão em algumas cidades. A cuca, por exemplo, é um dos doces característicos da região de Santa Cruz do Sul, um município localizado a 155 km de Porto Alegre. A cidade, que tem forte influência da culinária alemã, é conhecida por consumir e preparar as melhores cucas do estado.  O doce é feito com um pão doce e frutas, chocolates ou goiabada, e ainda que tenha um toque brasileiro, demonstra bem a particularidade e influência estrangeiras na região.

 

O litoral gaúcho também tem pratos importantes na culinária riograndense. A tainha na taquara é o prato mais popular no litoral sul, e o mais vendido na Festa do Mar, evento do município de Rio Grande. O prato mostra que o Rio Grande do Sul também aprecia a carne branca. Feito com peixe bem temperado assado sobre a lenha, em um espeto feito de bambu-taquara, o prato traz uma outra face da culinária regional.

bottom of page