top of page

Xico Sá é a cara do Ceará

Lílian Camaragos

Divulgação

Xico Sá em entrevista ao Diário de Pernambuco

Fonte: www.diariodepernambuco.com.br

Não existe na literatura nacional um nome que retrate melhor a figura do Ceará do que Xico Sá.Nascido em Crato, grande cidade do Ceará, Francisco Reginaldo de Sá Menezes recebeu esse nome de sua mãe, em homenagem ao cantor Reginaldo Rossi, de quem era fã.

 

O jornalista e escritor polêmico não tem censura para falar de política e sexo. Já escreveu 12 livros e foi co-autor de mais dez, além de outras ações pelo mundo artístico, inclusive cinema e TV.Conhecido como “o cara que dá pitaco na TV”, Xico Sá diz que ainda não se acostumou com as câmeras e que muitas vezes se sente tímido. “Estou começando a perder a vergonha agora. Passei a vida inteira me dedicando ao jornalismo impresso e à redação”, conta. “Minha participação na TV é consequência do que escrevo. Mas está virando a principal função. O que me move é sentar e escrever uma crônica”, completa.

 

Xico Sá faz múltiplas participações na televisão brasileira. Ele estreou recentemente no Papo de segunda, ao lado de Marcelo Tas, Leo Jaime, João Vicente de Castro, nas segundas-feiras do GNT, às 20h. É comentarista do Amor e sexo (Globo), Redação SporTV, às 10h, às sextas-feiras, e do Extraordinários, às 23h. Esse nordestino porreta não nega suas origens, já que o estado é conhecido nacionalmente pela beleza de seu litoral, pela religiosidade popular e pela fama de ser grande berço de talentos do humor e na literatura.

 

Mesmo sendo o 5º Estado do Brasil com maior taxa de vulnerabilidade social, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgados em 17 de outubro deste ano, o Ceará continua apresentando uma variedade de grandes de escritores. Um exemplo disso encontra-se na região do Juazeiro do Norte, representadas pela literatura de Cordel.O cearense Xico Sá mantém ligação forte com a capital pernambucana, onde estudou e é dono de um imóvel. “Fico feliz em ser um pouco do Recife em qualquer lugar onde chego. É a cidade que amo, onde mantenho amizades da escola, faculdade e me tornei escritor”.

Divulgação

Avenida Fortaleza, capital do Ceará.

Fonte: somaisumacoisa.wordpress.com/tag/ceara/

bottom of page