top of page

Internet: abrindo caminhos para a literatura

Thays Lara

Foto de perfil do Facebook 

A maior concentração da população do Brasil está no estado de São Paulo, terra que abriga um grande leque de artistas de todas as áreas. Parte delas é de pessoas em busca de emprego e qualidade vida. Além de ser um refúgio para quem procura estabilidade, o estado conta com uma rica biodiversidade, com áreas de florestas, sendo que parte dele ainda está coberta de vegetação nativa.

 

Muito além da diversidade e das riquezas naturais, muitos artistas se destacam com suas obras divulgadas na internet. Entre esses, está o grupo de escritores que utilizam as redes sociais como ferramenta para publicação de suas produções, aproveitando da grande visibilidade que a web oferece.Ademiro Alves de Sousa, cujo pseudônimo literário é Sacolinha, é escritor de contos e romances, e utiliza a internet como uma grande aliada para divulgação de suas obras.

 

Segundo o autor, quem vive como "escritor de periferia" e tem interesse em fazer a diferença, não pode descansar. "Eu mesmo utilizo de todos os meios possíveis para difundir a minha literatura e a dos outros, com o objetivo de incentivar a leitura. Uso do grafite, faço vídeos-poesia, CD de literatura, cartões postais, calendários e uso e abuso da internet. Atualmente, ela é o meio mais rápido, dinâmico e acessível para chegar a milhões de pessoas. Alguns escritores desdenham da internet como meio de difusão da literatura. Eu não. Vejo a internet como uma escola: o único lugar que concentra o maior número possível de jovens e adolescentes", diz Sacolinha.

 

Houve uma grande evolução da literatura no Brasil, principalmente, em São Paulo. De acordo com o escritor, é impossível falar sobre a literatura paulista sem falar do movimento de saraus. "Em minha opinião existe a literatura paulista antes e depois dos saraus. Antes da ebulição dos saraus, a literatura daqui era extremamente masculina, branca, heterossexual e ‘perfeita’. Depois que vieram os saraus, aí a literatura diversificou bastante e posso dizer que está mais fácil incentivar a leitura", completa o escritor.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hoje consagrado como um grande escritor literário, Sacolinha já participou de muitos programas de TV, eventos, apresentações de palestras que completam seu currículo e divulgam seu nome e suas obras por todo território nacional. Como exemplo, está sua particapação no Programa do Jô, muitas participações na TV Cultura, recitação de suas próprias obras (poema afro), que completam a grade de publicações, projetos e prêmios de sua trajetóriaSacolinha é um exemplo e inspiração para quem está começando a aparecer no cenário da literatura e pretende crescer como difusor de cultura.

 

 

 

 

 

 

 

Divulgação: Recital em Jandira, São Paulo

 Depoimento Sacolinha sobre leitura - Museu da Pessoa

bottom of page