top of page

Poesia piauiense

Thays Lara

Divulgação: www.detroithotel.com.br

Com destaque para uma bela vegetação de cerrado, o Piauí se localiza na região Nordeste do país e sua capital é Teresina. O belo litoral de natureza deslumbrande, de praias ainda intocadas, paradisíacas e cercadas por dunas e lagoas, com muito sol e ventos propícios para a prática de esportes radicais, são atrativos que fazem com que as terras piauienses sejam procuradas frequentemente por turistas. E um de seus principais destaques é o ecoturismo.

 

Na região, é encontrado o Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu, que nos primeiros semestres do ano proporciona a belissima paisagem conhecida como as "cataratas do iguaçu piauiense". Para completar a beleza de espetáculos oferecidos pela natureza, o estado também é um berço cultural, rico em festivais de músicas para a população.

 

Além da diversidade e das riquezas naturais, o estado é palco de muitos artistas e entre esses, existem grupos de escritores quem vêm se destacando com suas obras divulgadas na internet. Esses artistas utilizam as redes sociais como uma das maiores estratégias para a publicação de suas obras, pois as redes são os sites mais acessados no Brasil, podendo aproveitar as facilidades de interação e contato com o público-alvo.

 

Nas terras piauienses, na capital Teresina, vive o poeta contemporâneo D'Gáudio Procópio Josafá, natural de Sao Domingos, no Maranhão. Autor de dois livros publicados - o de poesias “Portal das Almas” e a biografia “De Catanã, o último cangaceiro” -, ele tem ainda outros dois livros ainda não publicados. D'Gáudio é administrador de um grupo de escritores piauienses no Facebook e está na organização do Encontro de Poetas e Escritores Piauienses, que será realizado no primeiro semestre de 2016. "Meu gênero específico é poesias, mas escrevo contos e lendas; brigamos com a literatura estrangeira e sua invasão aos nossos jovens leitores", diz o poeta.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para o escritor piauiense, a maior luta é contra a dificuldade em editar e os desafios de conseguir que as obras sejam vendidas. Mas, os escritores estão lutando e criando algumas perspectivas de avanço, realizando encontros literários com a finalidade de aprofundar a discussão sobre a literatura contemporânea e suas vertentes, além de aproximar os escritores e interagir com parcerias. D'Gáudio completa ainda que a literatura pela internet é o novo canal e uma nova visão literária de difusão em que se admite uma forma de atingir um público com custos amenos. Segundo ele, "todo escritor no século atual deveria aderir a essa nova forma de divulgação e atrair novos leitores, visto que muitos procuram a internet como forma de entretimento e conhecimento".

 

Arquivo pessoal

O QUE TE FAZ GEMER

 

 

 

A dor é que te faz gemer
Os sentimentos murmurar.
A solidão te coroe o ser,
O desespero o faz chorar.

A morte um remédio santo
A incerteza o triste pranto.
Solidão é vã consolação,
Por tormento a depressão.

A dor é teu triste manto
Em solidão o vosso canto. 
A dor é que te faz gemer.

A dor é de entristecer 
É ela que te faz gemer.
Por companhia a solidão.

 

DGP
The 28 de setembro de 2015 - 23h55

bottom of page