top of page

Roraima: fonte de inspiração

Sallatiel Florentino

Arquivo pessoal

Localizado na região Norte do país, Roraima é o 14º maior estado brasileiro e o de menor população. Com uma economia baseada na agricultura, na pecuária e extrativismo, Roraima possui o menor Produto Interno Bruto (PIB) do país.O nome Roraima significa “mãe dos ventos” e, certamente, as belezas naturais confirmam a nomenclatura. A região já foi integrante do Estado do Amazonas e se desligou dela em 1962.

 

O estado também possui grande área de território indígena, o que também influencia a cultura do Estado e, ainda, a preservação ambiental. Conta com fauna e flora exuberantes, com uma diversidade em espécies incluindo felinos, aves e primatas. Outro fator que explica as riquezas naturais é o clima, bastante favorável aos animais e vegetações.

 

Na cidade de Boa Vista, vive o escritor Edgar Borges que, embora tenha nascido na Venezuela, tornou-se roraimense de coração. Jornalista e sociólogo, Edgar é autor dos livros de micronarrativas “Roraima Blues” e “Sem Grandes Delongas”. Ganhou diversos prêmios internacionais e arrancou elogios da crítica.O autor desenvolve oficinas literárias em comunidades, instituições acadêmicas e prisões. Iniciou suas atividades como palestrante, em 2009, na Espanh,a e já em 2010 recebeu seu primeiro Prêmio Internacional de Novela.Como jornalista, Edgar publicou na revista Bohemia, Papel Literário do Jornal El Nacional. No rádio, trabalhou como criador e produtor de programas, entre eles, Som Arte Urbana.

 

Também atuou na mídia impressa e fundou a revista semanal Extra e Cartas ao Ar. Edgar Borges usa diversos meios e gêneros, como o romance, a entrevista e o jornal, para montar um inquérito com base em uma ficção. Parte de sua obra foi traduzida em inglês, português e italiano. Uma obra de destaque foi o romance “Quem matou a minha mãe?”, considerada como um gênero inclassificável por levar os leitores a uma outra realidade, a um mundo fascinante.

bottom of page